domingo, 3 de fevereiro de 2008

A Internet vai acabar com a literatura tradicional?

“A facilidade de download –- legal ou pirata -- estaria colocando em xeque a estrutura tradicional da edição e distribuição de livros. "A internet tende a aproximar os autores, publicadores e editores dos consumidores de livros, o que tende a reduzir a importância das livrarias. Estas, por seu lado, parecem se comportar como as supernovas: vão se conglomerando, tornando-se mais e mais aquecidas até que venham a colapsar e se tornarem buracos negros", analisa Kacowicz, que acredita na existência de uma solução. "Para que os produtores de conteúdo não quebrem, eles terão que superar os piratas, terão que se aproximar dos consumidores".”
Fonte: http://opiniaoenoticia.com.br/interna.php?id=10092

****************

Nunca tive grandes paixões, mas existe uma que me acompanha desde os meus 12 ou 13 anos... é a paixão pelos livros, sou fascinada pela forma, pelo cheiro de livro novinho, pelo barulho que as paginas fazem ao serem folhadas, pelas historias e pelo conhecimento que podem nos proporcionar...

Sou do tipo que entra em uma livraria, biblioteca ou sebo(lugar onde vende livros usados), e fica horas viajando com as cores das capas os desenhos os formatos, e sempre saiu com dor no coração por querer levar vários, mas só poder pegar um ou dois.

Já li muito, embora tenha poucos na estante do quarto, pois acho uma pena velos parados e empoeirados enquanto podiam estar trazendo conhecimento e alegria a outros apaixonados, então troco, vendo ou empresto, para que a corrente de conhecimento nunca cesse.

Ontem (meu aniversario) ganhei mais um livro novinho (q T...rs) “A menina que roubava Livros” de Markus Zusak, e pelo que li na net, está há 43 semanas na lista dos mais vendidos do New York Times... Terei 480 pg, para me divertir nos próximos dias, antes de começar as aulas na faculdade.

E você, também é apaixonado por livros, ou acha que a Internet vai acabar com a literatura tradicional?

Bom, se depender de mim, da minha paixão (também uma apaixona da por Internet, e consigo conciliar muito bem os dois) os livros jamais vão deixar de existir e ter utilidade, ler texto na Internet em nível de conhecimento é muito bom, mas nada melhor do que pegar um livro em um dia chuvoso ou frio, deitar em um lugar confortável, viajar na imaginação e ganhar mais algumas paginas de conhecimento.

********************************


OBS: Obrigada a todos pelos carinhos e palavras recebidas na data de ontem, fiquei muito emocionada e feliz, acredito que novas e belas amizades estejam surgindo.

Agradecimentos especiais: Marmota, Andréa Motta (obrigada pela homenagem no seu blog), Thulio, Sergio (suas palvras tem um poder magico que transformam o meu dia), Bruxinha, Chuvinha, Marcinha(s/ comentarios, voce já é de casa), Niseloka, Bobinho (se Deus quiser, proximo ano todos juntos aki), Elenara, Mary Elle, Ana Fonseca, Jobofevi (Sempre tão gentil), Herika, Georgia, Alminha(s/ comentatios já de casa), Izi(sempre carinhosa), Rosangela, Pedro Freire, Abiose(Ri muito c/ o q vc escreveu),Titão(Animação em pessoa), Tarciso, Moacir, Lara (s/ comentarios já é de casa), Bill, Liz

Espero não ter pulado ninguém, bjus carinhos a todos que tornaram essa data especial (meu niver) ainda mais especial ;)

26 comentários:

Elenara Castro Teixeira disse...

Mimosa!
A gentileza que te é peculiar, com certeza vem dessa paixão que te faz devorar páginas e páginas, sem nunca virar a página para os teus amigos, sejam eles virtuais ou não, mas com certeza, todos com muita emoção e carinho por ti, minha devoradora de livros e palavras.
Que continues assim, atenta a tudo, principalmente às pessoas!
Obrigado por mais uma visita!
Um beijão!

Aparecido José (Crazyseawolf) disse...

Aredito que o prazer de folhear as páginas de um livro ainda permanecerá. Eu mesmo não troco um livro ou revista pelo computador.

E um feliz aniversário atrasado! Não passei por aqui ontem, você me perdoa? :o)

Unknown disse...

Obrigado linda pela visita e pela mensagem, realmente voce tem razão, quanto mais a gente vê bandas de rock nascendo por ai, mais falta faz o Renato e o Legião, tem umas então que a gente fica pensando, o que será que passa na cabeça desses produtores de gravadoras pra levar tamanha porcaria pra midia? mas enfim, como voce disse, nunca mais teremos Renato Russo, isso dói, um beijo carinhoso e otimo feriadão.

Aparecido José (Crazyseawolf) disse...

Dri, tentei assinar o seu feed, mas parece que você ainda não o fêz. Vá no feedburn.com, crie um feed e no blogblogs crie um link nas configurações. OK? :o)

Elenara Castro Teixeira disse...

Oiê!
Veja o "mimo" que deixei lá no PHOEMAHS!
Bjs!

Pétala disse...

olá amiga, primeiro quero te agradecer por ter citado meu nome e por estar figurando entre seus amigos especiais...obrigada de coração...qto aos livros, tb amo ler...mas acho q o principal ponto é estar muito caro, nas livrarias os preços inibem muito, o q normalmente ocasiona a desistência de muitos e acabam procurando outras opções de conhecimento...Ah!...a imagem não estava abrindo...não sei pq, mas hospedei novamente.beijos e ótimo domingo!

Anônimo disse...

Pardon mon petit...ando meio lesa das ideias...(to meio dod�i...alergias e tempo chuvoso)...mas desejo a ti muita energia e felicidade,n�o so numa data tao importante como a de ontem,mas sempre...quanto ao receio da net sucumbir c o tradicionallivro,acho impossivel,nada mais gostoso q folhar um bom livro,senti-lo de perto...saborear cada linha(alem do q livros virtuais cansam a vista...rsrsrs)...quisera termos mais Driiiiisss....nesse mundao de meu Deus...eu sei bem o quao � triste ver tantos jovens alheios a leitura...(d�i nas asas da anjaaaa)...Tenha muita paz e tranquilidade,nao so hj,mas sempre...cheirao no cora�o...AnjaDe�uaaaaaaaaa

Anônimo disse...

Muito bom!

Anônimo disse...

Ninguem aguenta ler um livro inteiro pela net.E muito confortavel o livro de papel porque podemos leva-lo a qualquer lugar e le-lo em qualquer posicao.

Hakassio disse...

Por mim as livrarias nunca vão desaparecer é um lugar magico outro mundo. não acredito que isso posso acontecer e não existe nada melhor do que você pegar seu livro e leva-lo onde quiser

GuGa Flaquer disse...

oi Adri...vim te visitar e de cara amei teu blog rs nem preciso dizer que o visual do teu bate com o meu...mas o que me atraiu é o "simples" ...estarei aqui sempre me espere...e obrigada por linkar to te levando tambem
montidubeijus

Anônimo disse...

Ei Drizinha kirida..
será 1 prazer inenarável estar nu seu cantinhu,da forma mesma maneira gostaria de vc nu meu tb..ta combinadu..convite aceito..bjusss na ALMA..

Anônimo disse...

Drica...se suas palavras são verdadeiras, as minhas são recíprocas. Se elas te fazem bem e enquanto estiver aquim, sempre serão assim e o desejo que nossa amizade seja eterna, virtual ou não, estarei sempre ao seu lado em todos os momentos. acredite...bj e parabéns pelo que escrevestes sobre livors, vc eh uma verdadeira devoradora e temos que valorizar pessoas assim. O pais está carente de leitores e, sinceramente, a internet é uma excelente ferramenta, mas como descrevestes bem, não supera os livros com seus encatos! adoro vc de verdade drica...bj

Unknown disse...

Amo ler e confesso que ultimamente só tenho lido e-books, minha filha rasga meus livros :(...
Mas é cansativo e tbm prefiro um bom livro, pra poder levar pra qualquer lugar, ler deitada no sofá, na cama, ou numa boa rede (que eu não tenho aqui) :p
Não quero acreditar que os livros desaparecerão...

Anônimo disse...

Oi. Vim conhecer seu blog e já gostei desde o início. Por mim os livros, livrarias e afins continuarão não importando o preço. O net fornece muitas facilidades, as, nad como ter um livro nas maõs antes de dormir. Fiquei feliz pela sua visita e convido p/ conhecer o mais novo blog que é http://caminhantes2.blog.uol.com.br , aguard sua visita. Beijo carinhoso.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Eu nao acredito que os livros online estarao pondo fim à compra de um livro. Se bem que os livros que estao sendo liberados, sao aqueles que o mercado já faturou tudo que podia ser faturado. Vc pode notar que os livros liberados nao sao esses mais recentes que estao saindo no mercado.

Eu tb comecei a ler por 3 vezes A menina que roubava livros e te digo que ainda nao consegui chegar ao final, achei-o enfadonho, sem uma ligacao, me pareceu que o autor precisava escrever um livro e o fez. O que o levou a fazer tanto sucesso no Brasil, foi o fato dele narrar como uma menina viu a Guerra mais famosa do mundo passar diante dos seus olhos. E como o povo tem sempre muitas curiosidades sobre o assunto Guerra, creio que dai veio o sucesso. Mas eu nao gostei.
Mas muita gente tá gostando

Boa semana, grande beijo

Anônimo disse...

eu não recebi uma dedicatória ali em cima :(
haha, nem tem problema, eu não deixei post em nenhum lugar, não referenciei em nenhum dos meus blogs e muito menos mandei mensagens bonitas. Masss, eu dei um abraço apertado, então tá bom :D
beijinho

ahh, livros?
Sempre há que gosta de saber quanto ainda tem pra ler sem ter que calcular uma barra de rolagem ;)

Adri disse...

xandih vc eu agradeci pessoalmente neh :P Bju

Pedro Freire Filho disse...

O fato é verdadeiro. Compro 04 livros, a cada trimestre. Minhas filhas folheiam e deixam de lado. Agora, a tal da internet é todo dia. Pode???

Nise disse...

Nossa adorei esse post.Você soube descrever a paixão que tbm sinto pelos livros.Eu tô lendo os garotos da minha vida do qual tbm tem o filme e o próximo da lista é poderosa e sou louca pra ler esse livrop que você ganhou.Depois posta aqui o que você achou do livro.E fiquei feliz por vc ter me linkado e pela mensagem de agradecimento que vc colocou.
sucesso.

Adri disse...

Niseloka pode deixar assim que terminar posto o q achei do livro... Obrigada por voltar sempre ;)

Unknown disse...

Amiga, adoro ler, hj por exemplo é um dia que tirei prá ler.....estou pouco no PC, pois o livro me atrai. Bjokas....Marcinha*

Andréa Motta - Conversa de Português disse...

Não precisa agradecer; como diz uma amiga de outro blog: "Foi só um mimo!" Aproveito para agradecer as suas visitas ao Leio. Um abraço!

Unknown disse...

ei moça, saiba que sempre digo aos amigos, quero livros de presente e não me venham com outra coisa!rs acho que definitivamente "baixar" livros pela internet é um fiasco, eu não faria, vc não faria, muitos tb não, pelo simples motivos que vc citou, nada melhor que sair pra comprar uma roupa e esquecer da roupa e entrar numa livraria rsrsr já fiz muito disso! acho que o coemtário não foi a tempo , claro mas vc vai se apaixonar por Liesel, acho que é assim o nome da menina que roubava livros e da mulher do prefeito que sabia de seus roubos e os incentivava, de Max e seus pais adotivos... enfim, tô gostando da sua casa... humrum. bjim

Unknown disse...

ah, eu li em 3 dias...

Blog fora do ar disse...

Fiquei triste em ver que não faço mais parte dos "amigos" que você indica, mas tudo bem!
Continuo frequentando seu blog diariamente.

Beijos!


Ps.: Postei tão longe para não parecer uma pessoa despeitada!