As comemorações se iniciam no dia 12/06, véspera do Dia de Santo Antônio e terminam no dia 29, dia de São Pedro. O auge da festa acontece entre os dias 23 e 24, o Dia de São João propriamente dito.
O nome joanina teve origem, segundo alguns historiadores, nos países europeus católicos no século IV. Quando chegou ao Brasil foi modificado para junina. Trazida pelos portugueses, logo foi incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros.
A influência brasileira na tradição da festa pode ser percebida na alimentação, quando foram introduzidos o aipim (mandioca), milho, jenipapo, o leite de coco e também nos costumes, como o forró, o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor-de-crioula. Mas não foi somente a influência brasileira que permaneceu nas comemorações juninas. Os franceses, por exemplo, acrescentaram à quadrilha, passos e marcações inspirados na dança da nobreza européia. Já os fogos de artifício, que tanto embelezam a festa, foram trazidos pelos chineses.
A pau de-fitas, bastante comum no sul do Brasil, é originária de Portugal e da Espanha.
No Nordeste do país, existe uma tradição que manda que os festeiros visitem em grupos todas as casas onde sejam bem-vindos levando alegria. Os donos das casas, em contrapartida, mantêm uma mesa farta de bebidas e comidas típicas para servir os grupos. Os festeiros acreditam que o costume é uma maneira de integrar as pessoas da cidade. Essa tradição tem sido substituída por uma grande festa que reúne toda a comunidade em volta dos palcos onde prevalecem os estilos tradicionais e mecânicos do forró.
Fonte: http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/junina.htm
23 comentários:
Oie,vim ver as novidades,saber de vc e te desejar uma linda semana.
bjks Dri
Aqui pelas Minas Gerais as festas juninas também são muito celebradas com pratos típicos da nossa culinária, sem contar com as quitandas deliciosas.
Cadinho RoCo
Adri... voltei ao meu passado. Tempo que organizava festa junina para a escola...era uma festa e tanto. Lindo seu resgate. Bj e ótima semana amiga
muito legal vc colocar aki a história dessa tradição.Eu aki no Nordeste tô curtindo muito as comidas típicas, mas as festas infelizmente o tempo não deixa.
bjos
Pro fio que tá fazendo nada como um bom quentão ou um vinho quente.
Tradição que gosto muito!bjus
Ois minininha..
Uma boa semana pra vc..
Muitos bjusss na ALMA viuh..
Te doluuuu...
Oi Drika,
Adoro festas juninas.
Barraquinhas, pescaria, comidas
Salve São joão.
hummm adoro.
Beijos
Ei meu amor, obrigado pelo carinho de sempre e pelo votinho,,rs, minha primeira vez em concursos, nem sei como funciona..rs , um beijo a ti e uma linda tarde de amor e muita paz...
Uma aula de folclore Adri...Beijos e boa semana.
Hum... São joão eu adoooro... A minha cidade está em festa... um forró 'gostosin', tomar aquele quentão gostosoo, comer milho cozido, amendoin.. hum...
é o mes do engorda!!! rss....
Só não devemos soltar balão!!
Beeeijoos e viva são joão!!
Lindo post, educativo, esclarecedor e muito bonito.Gostei muito do seu espaço.Posso linkar seu Blog????Obrigada pela doce visitinha.
ah Driiiii...nada melhor q festas juninas...aki no nordeste eu curto bastante(mas esse ano tô meio pra baixo)...mas é de uma riqueza cultural maravilhosa...vamos so curtir bastante!!!!
bjos...AnjaDeLuaaaa
É, como faço aniversário nessa época (11/06), já cansei de minha festa de niver ser com motivo de festas juninas... Ainda bem q essa época d festinha já passou...hehehe...
Bjus!!
Eu adoro esta época do ano, até a rua tem cheirinho de festa...e as lembranças da infância sempre vêm.
beijos amiga e uma noite bem quentinha, aqui está muito frioooo e imagino q aí deve estar muito mais.
Nossa confesso aqui minha ignorância porque nao sabia que o nome era joanina
Pela história que você contou, Dri, antigamente as festas eram muito melhores, não é mesmo?
Bjoooooooooo!!!!!
Eu e as minhas coleguinhas de escola da primária fizemos a dança num pau das fitas e adorámos! Era tão giro entrançar as fitas!!!
Fizeste-me ter uma recordação muito boa...obrigada!!
Um beijo
Nivea
Desejo um bom dia e obrigada pelas visitas...bjus....Marcinha*
Tradição é pra ser conhecida e preservada. Ótimo.
No meu blog eu também falo de festa junina.
Gostou muito das festas juninas, do forró, das comidas típicas.
Sempre é interessante ler mais sobre as tradições.
abraços
eu amei a conta do google pro meu trabalho escolar valeu gente propria mente dito beijos vivi
que coisa legal achei massa só o filé.é moh coisa ó mah isso é legal ei...sai da frente que pele de jumento não é transparente...
se você me ama você ama a si mesmo mas se você não me ama você é um jumento mesmo!!!kkkkkkkkkkkkkk^^
Postar um comentário