”A arrogância perigosa não costuma fazer muito barulho. Gente arrogante calcula o risco, mede palavras e estuda muito direitinho o gesto certo para cada situação. Arrogantes não se contentam com essa popularidade instantânea e volátil...
Eles podem vir fantasiados de parceiros irresistíveis, dada sua aura de superioridade; podem estar camuflados na pele de colaboradores indispensáveis no ambiente de trabalho, já que parecem entender de tudo um pouco (mas, nada tanto assim, na verdade!); podem, inclusive, vestir a pele de melhor amigo, aquele que só dá as caras quando você está por baixo...
No silêncio de um arrogante moram armas letais, como o egocentrismo, a limitação sócio afetiva, a irritação contida e disfarçada de elaborado pensamento crítico, a personalidade manipuladora que se sustenta por meio de comportamentos repetitivos de “morde e assopra”. Essa gente não tem meio termo. Ou você as idolatra, para ter o seu precioso interesse, ou será tratado como algo descartável." - Ana Macarini
"A arrogânciaé uma doença espiritual maligna e silenciosa. Um dos efeitos dessa moléstia é que, em geral, o arrogante se acha a pessoa mais humilde do mundo – ele não se vê como verdadeiramente é. Constantemente aponta os erros dos outros mas não consegue perceber como a sua essência está contaminada – e, se consegue, tem a arrogância de dizer que não é arrogante.
Arrogância é sinônimo de orgulho, altivez, soberba, prepotência...
É fácil diagnosticar alguém que sofre de arrogância. Comece procurando uma pessoa que se acha especial. Diferente.
Essa é outra característica sempre e sempre presente no arrogante: ele se acha o dono da verdade.
E ele trata quem dele discorda como culpado de uma suposta ignorância proposital. Discordar do arrogante é visto por ele praticamente como uma ofensa. Até porque, no seu entendimento, as outras pessoas existem em função dele." - Rodrigão Neves
"Quando nos deparamos com pessoas arrogantes, a impressão que temos é a de que elas se acham muito superiores a nós, mas a realidade pode ser exatamente inversa. Se você convive com uma pessoa arrogante, tem que ler esse texto agora!”
Não, as pessoas presunçosas não se acham o último biscoito do pacote, pelo contrário, elas têm sérios problemas de autoestima e precisam reconhecer e aceitar seu valor. Para entender uma pessoa arrogante você precisa saber que:
1. Elas não se acham superiores
Parece difícil de acreditar, mas as pessoas arrogantes não se sentem melhores do que os outros, muito pelo contrário! A atitude pretensiosa vem exatamente do fato de acreditarem que têm um valor inferior, podrefletir até um complexo de inferioridade.
2. São muito frágeis
Atitudes arrogantes vêm geralmente de pessoas muito sensíveis que acabam por serem reativas à mínima atitude de indiferença. É muito fácil ferir seu ego e seus sentimentos. Uma palavra mal colocada e/ou uma atitude despretensiosa podem ser interpretadas como um afronta e desencadear a fúria da pessoa arrogante.
3. Precisam se autoafirmar
Elas precisam provar o tempo todo que têm valor exatamente por acreditarem no contrário, por isso adoram exaltar seus feitos e falar de suas qualidades, algumas das quais podem, inclusive, ser fantasiosas. É possível também que falar mal dos outros seja apenas uma estratégia inconsciente de trazê-los para o patamar de inferioridade que acreditam ter.
4. Podem ser pessoas generosas
As posturas de soberba podem mascarar uma personalidade generosa. Algumas pessoas estão tão preocupadas em se defender do desvalor que elas dão a si mesmas que acabam por oprimir sua própria bondade. Portanto não misture arrogância com tipo de caráter.
5. Não são felizes
A sensação de desconforto as persegue o tempo todo. É impossível ser feliz carregando consigo a necessidade de humilhar os outros para se sentir melhor. Cada vez que seu ego é agredido, cria-se um tormento no seu peito que acaba tomando a forma da soberba para as pessoas que as cercam. Alguns até sofrem muito quando são arrogantes.
6. Não acham que sabem tudo
Pessoas arrogantes, geralmente, insistem que as coisas sejam feitas a sua maneira, não porque acreditam que seja a mais correta, mas porque é a forma que têm de provar como são importantes e não falham, consequência dessa briga incessante que travam contra a desconfiança que têm da sua própria capacidade.
7. Precisam de amor
A arrogância nasce exatamente de uma enorme lacuna de amor e valorização que tais pessoas carregam dentro de si. Uma criação hostil pode dar origem a essa crença de que não são bons o suficiente. Sim, às vezes, a arrogância é um grito de socorro ou por um pouco de amor. Sentirem-se valorizadas e gostadas acalma seus corações porque, a partir do momento que entendem seu valor, perdem a necessidade de provar que são especiais.
Fonte
Fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário