segunda-feira, 12 de junho de 2017

Emoções inúteis: culpa e preocupação.



Culpa quer dizer que você desperdiça seus momentos presentes em consequência de um comportamento passado. A preocupação é uma cilada que o mantém imobilizado no presente em função de alguma coisa futura. Embora uma reação mire o futuro e a outra ao passado, ambas tem o mesmo propósito de mante-lo aborrecido ou imóvel no presente.

Só um fantasma se apega a seu passado, explicando-se com auto definições baseadas numa vida já vivida. Você é aquilo que escolhe ser hoje, não o que escolheu antes.

Se você acredita que se sentindo culpado ou se preocupando muito vai conseguir mudar um acontecimento passado ou futuro, então esta vivendo em outro planeta, com um sistema diferente de realidade.

A culpa é o maior desperdício de energia emotiva, porque, por definição, você esta se sentindo imobilizado, no presente, por algo que já aconteceu e nenhuma dose de culpa poderá mudar a historia. Não há nenhuma culpa que seja capaz de desfazer coisa alguma. Sua culpa é uma tentativa de mudar a historia, de fazer com que ela não seja como é, mas a historia é assim e você nada pode fazer nada a respeito.

Se você faz algo, seja lá o que for, e não gosta do fato em si, ou de você mesmo por tê-lo feito, pode jurar que eliminara tal comportamento voluntariamente, no futuro. Mas experimentar uma sentença de culpa autoimposta é uma viagem neurótica que você não precisa fazer. A culpa não ajuda. “Se eu erro, peço desculpas e sigo em frente. Não me detenho nisso; simplesmente concerto o prejuízos causados”. Se algo faz se sentir mal, declare isso com todas as letras, pois a culpa trabalha no silencio e na solidão.

“Não é experiência de hoje que enlouqueceu os homens. É o remorso por algo que aconteceu ontem, e o temor do que o amanha pode revelar”. – Robert Jones Burdette (Golden Day)

Não há nada com que se preocupar! Absolutamente nada! Você pode passar o resto de sua vida, a começar por agora, preocupando-se com o futuro, e nenhum soma de preocupação mudara coisa alguma. Lembre-se de que a preocupação o imobiliza no presente em resultado do que vai ou não acontecer no futuro. Você precisa ter cuidado para não confundir preocupação com planejamento do futuro. Se você esta fazendo planos e se sua atividade no presente pode contribuir para um futuro mais conveniente, então isso não é preocupação. Só é preocupação quando você fica de alguma forma mobilizado, agora, em função de um conhecimento futuro.

O guerreiro japonês foi capturado por seu inimigo e aprisionado em um calabouço. A noite, não conseguiu pegar no sono porque tinha certeza de que na manha seguinte seria cruelmente torturado. Então, lembrou-se dos ensinamentos de seu mestre zen: “O amanha não é real. A única realidade é o presente.” Assim, voltou ao presente e acabou dormindo.


Comece a encarar seus momentos presentes como tempo para viver, em vez de ficar obcecado pelo futuro.

Onde você esta? Aqui.
Que horas são? Agora.
O que é você? Esse momento

“A regra é: complicações para manha, complicação para ontem... mas nunca complicações para hoje.”


Fonte: Livro: Seus pontos fracos - Wayne Dyer

Nenhum comentário: