segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

A ARTE DE PRESENTEAR


Gostaria de deixar a todos uma bela mensagem de fim de ano, mas me faltou palavras... Mas por acaso (se assim queiram) encontrei o que procurava lendo a revista Seleções desse mês (Dezembro 2009). Li uma matéria que me chamou bastante atenção e me fez pensar, a matéria tem o nome de “A ARTE DE PRESENTEAR”.



A matéria fala de tradição dos índios lakota sioux, chamada Wopila ou Distribuição de presentes... que nada mais é do que presentear os outros com quilo que você mais gosta, ao invés de doar roupas, objetos que você não vai mais usar, presentear alguém com a blusa ou um objeto que você mais gosta... E isso não é fácil, a maioria das pessoas costuma dar itens de que não precisam mais, com deixar uma sacola de coisas indesejadas na porta de uma instituição de caridade.



O Wopila é um costume comum também entre outros povos nativos americanos, não tem nada a ver com dar um presente esperando outro em troca...É comum os lakotas passarem meses fazendo ou coletando itens que serão úteis para quem os recebe.



Isso fortalece os relacionamentos, exulta o prazer da generosidade e evita a sensação de que as coisas é que nos possuem.


Achei a idéia bastante interessante e já estou cá comigo a pensar, o que poderia passar adiante, em um gesto de desprendimento... Mesmo que talvez não consiga, já passei a ver a arte de presentear com outros olhos...


Espero que em 2010 possamos passar a diante tudo o que de bom temos dentro de nós e que sejamos presenteamos com o melhor dos outros... Porque sempre haverá coisas novas, não custa passar adiante o que já temos...


****************************************************************


Oração dos índios Lakota


Wakan Tanka, Grande Mistério,

ensine-me a confiar

em meu coração,

em minha mente,

em minha intuição,

em minha sabedoria interna,

nos sentidos de meu corpo,

nas bênçãos do meu espírito.

Ensine-me a confiar nestas coisas,

para que possa entrar em meu Espaço Sagrado

e amar além do meu medo,

e assim Caminhar com Beleza

com a passagem de cada Sol glorioso.

Caminhar em com Beleza é ter :

O Céu (espiritualidade) e a Terra (físico) em Harmonia.

13 comentários:

Amanda Estevam disse...

gostei da expressão ,presentear é arte, que pode ser boa ou ruim a depender do modo como é feito ! beijos .

sou...serei? disse...

Querida Adri,

Já lá vai tanto tempo que decerto já nada te faz lembrar de mim mas, por vezes a vida tóca-nos e deixa-nos no imprevisto. Agora, já com a saudade bem furiosa comigo, aqui venho para te ver de novo e te comentar.

Apresentas um post muito curioso porque, a vida dos índios é muito especial e muito distante da nossa.
Eles veneram as suas tradições e confiam plenamente de que a vida é o céu, o mar e a natureza. São vidas que encantam pela sua autonomia própria confiando no que a mãe natureza lhes oferece e os faz amar a vida.E raro verse uma cara triste e é habitual verem-se muitas caras com grande longevidade na idade. Por alguma razão é...

bj...nho

Anônimo disse...

Dri

Que saudades. Você sumiu. E de repente aparece esse post seu no meu reader. Legal que esteja firme e forte no seu cantinho.
Tomara que 2010 seja seja um ano de realizações e felicidades para todos nós.

Beijos!

Wilson Rezende disse...

Que os dias do Ano Novo sejam uma seqüência de proveitosas realizações e repletos de paz e felicidades!

Que esse Novo Ano que se aproxima seja uma porta aberta para novos sonhos, renovações de fé e muita Paz.

Lord_Icerage disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando Serra disse...

Driii!
Que saudades desse teu blog!
Meu, voltei com o Without Love, agora por esses tempos... Havia parado com ele.
Tava com saudades dos teus textos sabe?
Nossa, é tão bom vir aqui e ler uma coisa proveitosa.

Esse costume de presentear uma pessoa com o que você mais gosta, é bem melhor do que presentear com uma coisa que você não sabe se será agradável ou não.
Parabéns pelo ótimo post.

Feliz ano novo atrasado guria!
Bjos!

Fernando Serra disse...

O comentário de cima, era meu, eu usei minha outra acc e comentei errado, rs.

Nise disse...

ano passado vc fez o amigo secreto dos blogueiros lembra?senti falta esse ano.apesar de naum ter recebido o cartão do meu amigo, fiquei feliz pela alegria que meu amigo teve ao receber o meu.Ano q vem podíamos fazer de novo.Feliz 2010 pra vc e tudo de bom.
bjos

Celia Rodrigues disse...

"Melhor é dar do que receber" Tenho experimentado a verdade contida nessa frase. Como o fato de presentear os outros com coisas proveitosas é capaz de nos encher de um maravilhoso sentimento de alegria e satisfação! Creio que essa é a idéia do texto que você leu.
Ótimo ano novo pra você! Abraços!

Chuvinha disse...

Pois é querida...há muito que aprendermos. Até qd se trata de doar algo que já não nos serve a maioria das pessoas guarda aquela roupa caríssima como um troféu. Sou contra tudo isso. Não guardo enxoval de bebê, nem brinquedos, nem carrinhos, nem roupas caras ou sapatos. Mas isso levou um tempo pra acontecer na cabeça. Já faz uns dez anos que ajo assim...desprendida e socorrendo os outros. Nunca é tarde. E outras culturas nos ajudam demais.

Unknown disse...

Estava eu aqui procurando algo que me explicasse sobre este assunto que tb li na revista e mexeu muito comigo.Acabei encontrando seu blogger.
A parti do momento que li a reportagem mudei o meu pensar...e vejo o quanto esses indios Lakota são tão cheios de sabedoria.
Obrigado.
Beijos

Landinho disse...

Que sua vida seja pontilhada de bons e felizes momentos". Feliz Aniversário!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Oi Adri, tudo bem?

Faz um tempao que nao passava por aqui.

Um grande beijo