quinta-feira, 20 de julho de 2017

Redes Sociais

 A vinte anos atrás eu me lembro que tinham pessoas que diziam: “No meu tempo...” E hoje eu me pego dizendo: “No meu tempo...”. Porque a um tempo atrás quem tinha 38 anos, ao meus olhos, era um jovem de 38 anos. E agora eu me sinto um velho de 38 anos.

Por exemplo, redes sociais. Redes sociais no meu tempo não tinha. Eu me pergunto o que são redes sociais?Social vem da palavra latina, parceria, que é uma palavra que quer dizer: amigo, companheiro e aliado. Então, teoricamente, nas redes sociais, deveria encontrar amigos, companheiros e aliados. Teoricamente deveria ser assim.

Eu me lembro das coisas sociais da minha vida. E a primeira coisa que me vem em mente, é da minha época de escola. Onde me faziam desenhar, barquinhos no mar, flores, a família, o sol... E eu me perguntava: Mas porque me fazem desenhar essas coisas? Mas não tinha uma resposta.

Ia pra casa, entrava no jardim e começava a brincar. E dessa fase me vem em mente frases nostálgicas, tipo: “Quem quer brincar levanta a mão”.

Para pedir amizade se usava a mão, não se apertava um botão.

Me lembro de coisas muito sociais, por exemplo minha mãe e fotos.
Um vez eu me lembro de estar, correndo, correndo e a um certo momento minha mãe gritou: -Para! – mas o que aconteceu, eu me perguntei: Uma mina? Não, disse minha mãe. - Temos que fazer uma foto. Ok, “click” foto feita. Quando eu ia me mover, minha mãe gritou de novo: Para! Temos que fazer outra foto, aquela de segurança. Minha mãe era compulsiva em relação à foto de segurança. Juro, uma mania irritante.

Outra coisa que minha mãe fazia. Eu me lembro de chegar em casa e ver minha mãe, que fazia uma foto da minha tia cozinhando, depois do meu pai lendo jornal, depois outra ao telefone, sofá. E eu perguntei: Mãe o que a senhora esta fazendo? E ela me respondeu: - Terminado o filme.
Você lembra dessa frase?Você levava o rolo de filme ate uma loja de fotografia para revela-lo e  esperava uma semana para ver as fotos. Agora eu te digo, tenho mais de 4.000 fotos no celular, todas salvas na “nuvem” e não as revejo nunca. Não se revelam mais fotos. Sabe quais as fotos que sempre vejo?Aquelas de segurança da minha mãe, que estão nos portas retratos da sala da casa dela.

Outra coisa que me vem a cabeça, é quando meu pai chegava em casa e perguntava pra minha mãe: “Alguém ligou pra mim?” Não, respondia minha mãe.
No meu tempo não tinha celular. Imagina a emoção de alguém que te procura e não te encontra.

Lembro do meu pai pegando a carteira da gaveta e dizendo: “Vou esquentar o carro pra gente sair”.

No meu tempo, uma reunião de família era sinal de 20 primos correndo de um lado pro outro ou em volta de uma mesa compartilhando historias entre si. Hoje reunião de família é uma mesa com 20 pessoas que estão todas de cabeça baixa olhando para o celular.

Muitas coisas se perderam. O - Telefona quando chega! Ninguém mais liga pra dizer que chegou bem. O telefone quando acaba a bateria a gente parece que esta nu.

Mas é claro que não posso ser hipócrita e dizer que não uso as redes sociais, claro que eu uso, é uma descoberta maravilhosa. Eu só questiono se sabemos usar bem as redes sociais. Acredito que muitas vezes a gente tem medo de dizer que esta feliz, porque tem medo da inveja dos outros, a gente se sente um pouco envergonhado da felicidade.

E me lembro da minha época de escola e dos desenhos que fazia, flores, arvores, a família. E hoje eu entendo porque nos faziam desenhar essas coisa. Porque são coisas bonitas...

Texto adaptado

Nenhum comentário: