segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

BOA musica !!!

Depois de um conversa com um amigo e depois de ver e ouvir o post do Everson... me deu vontade de falar de musica, de BOA musica... de musica que tenha algo a acrescentar, quando digo “algo a acrescentar”, falo de uma boa critica, de belas palavras de amor ou simplesmente de uma boa piada, para distrair e dar risada...

Não vou falar em nomes de bandas ruins, cada um sabe o que faz seu ouvido doer quando liga a TV ou o rádio, mas vou falar bandas e músicos que me fazem ter saudade de ligar o radio ou a TV e ficar feliz em simplesmente ouvir.

Bom, eu nasci em 86 e morro de raiva disso, porque as melhores bandas nessa época já eram sucesso... Legião Urbana com o saudoso Renato Russo, por exemplo, em 82 já era sucesso, e quando eu descobri lá 96 (eu tava c/ uns 10 anos) já estava no fim, mas lógico suas obras serão eternas e o que é bom nunca morre.

Legião Urbana é o que mais me dói e o que mais me da saudade quando falo em BOA musica, quem não gostou ou não gosta, provavelmente nunca ouviu ou não parou pra ouvir “Vento no litoral”, “O mundo anda tão complicado”, “Giz”, “Índios” e tantas outras que, nem vou citar pra não deixar o post gigante...

Quando lembro de BOA musica me vem a na cabeça a voz rouca de Cassia Eller, o humor espontâneo dos Mamonas, o bigodinho cretino de Freddy Mercury, o saudoso Maluco Beleza, Djavan, AC/DC, Beatles, Guns, Nirvana, Rolling Stones, Led Sampling, Pink Floyd , Iron Maiden, Kiss, Ramones, Titãs, Capital, Nenhum de Nos(Tedyyyyyy, desculpa eu não consigo me controlar...rs), Paralamas, Capital, Engenheiro, Barão Vermelho... novamente não vou me estender.

Onde quero chegar é: essas bandas citas marcarão gerações e foram adotadas por tantas outras na carência de musica de qualidade... será que nossos netos também vão ter que adotar essas bandas, (não que isso seja ruim, porque que é bom tem que ser sempre lembrado), mas por não terem opção de banda e musica de qualidade na sua geração assim como eu?

Fica ai o meu desabafo... e me diz uma coisa, qual banda marcou sua época, se não deve nenhuma, qual musica marcou sua vida? As bandas citadas nesse post são as que mais gosto e ouso, mas aqui RESPEITO esta em primeiro lugar e qualquer ritmo e qualquer geração será respeitada, pode comentar ;)

19 comentários:

Anônimo disse...

Ha pelo menos uma decada nao temos musica de qualidade. O que vc gosta ja existia e eu velhinha ainda peguei,mas HOJE?Ta dificil!

Elenara Castro Teixeira disse...

Bah!
Sobre esse assunto sou uma felizarda, pois as melhores músicas brasileiras são todas do meu tempo.....eheheheheh!!
Estou revelando que já não sou da primeira "fervura"!!!!
Sou MPB a vida toda, pela musicalidade, pela poesia...
Pena que os maiores compositores do Brasil, sairam do "ar", deixando um espaço gigantesco para essas baboseiras que andam sendo tocadas nas rádios brasileiras.
Lamentável!!!!

Agora, sobre o teu comentário no meu Blog, tenho a dize-te:

Adri-dri-drika!

Com certeza!
O carnaval é uma festa, mas nem por isso as verdades da vida devem ser esquecidas.
Uma amiga minha mandou há um tempo um artigo sobre a Normose e gostei tanto do enfoque, que volta e meia busco na Internet textos sobre, para dar-me um pouco mais de conhecimento.
Hoje, aproveitando o feriado do carnaval, fui atrás e achei esse texto muito interessante que postei no Blog PHOEMAHS.
Inspirada no contexto da Normose eu escrevi esse poema. Espero que tenha gostado.
Valeu o comentário e pela visita.
Bom carnaval!
Um abraço!

Unknown disse...

Tenho saudades imensas do Legião Urbana, Ultrage a Rigor...nosssssaaaaaaaaaaaaa que xaudadessssssssssssssssss, adorei o desabafo aí!!!!!! rsrsrsr Lindinha, bjinho procê!!!!!

Andréa Motta - Conversa de Português disse...

Excelente seu post sobre música! De fato, as boas bandas brasileiras surgiram no início da década de 80, quando eu já tinha aí uns sete anos. rsrs
Mas se servir de consolo, a maioria dos meus alunos tem bem menos idade que você: todos fanáticos por Legião Urbana. Isso significa que, apesar do apelo ruim da mídia nos massificando com sons estranhos, a nova geração ainda sabe reconhecer o que é bom!

Anônimo disse...

Ah..tive tantas bandas importante no meu viver..e cantores tb..a poesia precisa de musica funciona como muso..ja que u meu muso nom entende u meu amor..bjusss na ALMA..

Aparecido José (Crazyseawolf) disse...

Cresci ouvindo Beatles, Led Zeppelin, e por aí vai. mas a minha banda de cabeceira é o Aerosmith! Viajo quando ouço Seasons of Wither!!!

Gosta de participar de memes? Acabei de te convidar para um, se quiser!

Um abraço!

Anônimo disse...

"Olho pras rosas, mas que bobagem!, as rosas, não falam, simplesmente as rosas exalam o perfume do amor..."
Essa composição do mestre Cartola me marca muito.
Adoro MPB.
Bom Carnaval!
JOÃO MARCELLO

Anônimo disse...

Curti Smiths, The Cure e muita MPB.

Anônimo disse...

Boa noite Adri. Legal voce ter citado Guns, Pink Floyd e Yron Maidem, principalmente Pink Floyd e Yron Mayden que vem do principio dos anos 70. Que bom que os mesmos ainda sao lembrados ate pela geraçao atual, pois pra mim, bem como Nazareth e Legiao Urbana , sao imortais. Ah... Obrigado:) Voce se inspirou rssrs? Fico feliz. Um grande abraço e uma otima entrada de semana. Bju;)

Bosco Ferreira disse...

Adoro the doors, the sweet(não me lembro mais como se escreve), Lupcínio Rodrigues, RC, Erasmo, Demonios da garoa, Trio Iraktan, Waldik Soriano, Nelson Gonçalves. Dolores Durant. Um beijo para você. Em tempo: No clube dos diarios tem o clube do vinil nas segundas à noite com muita coisa boa que embora fora das paradas tem muita qalidade qualidade.

Anônimo disse...

Adri, eu tive o privilégio de ver todas essas bandas, ou grande maioria delas, "nascerem". Eu adoro as bandas da década de 80 mas para mim, Kid Abelha também continua sendo o máximo...abraço e bj

Astrid disse...

Boa noite Adri...
Muito interessante a sua matéria,
Boa Sergio, adoro Kid Abelha,
Além das bandas tem muitas cantoras e cantores bons, tem música para todos os gostos, aliás eu gosto de variar muito, depende do estado de espírito.
Adri, vim te desejar uma excelente semana, repleta de paz e amor.
bjs

Unknown disse...

Eu A-D-O-R-O música, minha vida tem trilha sonora. E eu sou uma daquelas que sente uma nostalgia enorme quando se lembra dos anos 80, década riquíssima para a música brasileira.
Sou capaz de citar muitos cantores e bandas que curto, mas aí isso aqui ia virar um post não um comentário :D

MeninaDe£ua disse...

Sabe Dri...costumo dizer q td tem uma finalidade...(ate os barulhos),mas realmente musica...musica mesmo esta ficando mais dificil de se produzir...nao sou de sua geraçao...(um pouquinho antes...kkkkkkkkkkkk),mas curti muito Barao Vermelho...e uma apaixonada por Cassia e Cazuza(nao sao bandas)...de certo q sou uma fissurada em MPB....mas meu maior sonho(eu quase nao faço isso...sonhar.)...é assistir a um show do simplesmente maravilhoso...amado...idolatrado...venerado...Chico Buarque de Holanda...eu navegaria nakele Mar sem destino q sao os olhos dele...rsrsrs(ops...e na musica principalmente...)

Renata disse...

Eu adotei todos os vinis da minha mãe, me encantei pelas bandas que eram da época mas por cuasa da ditadura não chegaram ao Brasil (Sex Pitols por exemplo) e fui mais longe que você, adotando também o que fazia a cabeça dos meus avós: Cartola, Noel Rosa e outros tantos que faziam a cabeça dos boêmios nas décadas de 40 e 50...

Anônimo disse...

Com a decadência educacional e cultural dos últimos tempos (falo baseada no Estado de S. Paulo), surpreendo-me com algo novo e bom, em qualquer área.
Obrigada pelo visita.

Anônimo disse...

pela, ã! ;)

Unknown disse...

ei moça, muito prazer, sou a Kk, com a beleza da simplicidade e um cogumelo(se preferir)e um mundo muito particular, seja bem vinda à minha casa, vim visit´-la, me perdoe se não comentei lá em cima, é que vou lendo a pessoa por completo(por completo) para enfim dar um pitaco rsrs! sabe quem vc esqueceu? o Cazuza, nossa ouço ele até hoje,na boa, não existiu poeta musical depois dele, agora Legião? ia numa casa onde começava com Índios... minha mãe me fazia escurar angra dos reis todo o dia zihões de vezes hauauh... não temos Gênios como eles e aos citados(fui no show do Roger Waters sozinha pra vc ter idéia da paixão)mas posso dizer que Marcelo D2 é uma revelação, não que goste da música, mas ele conseguiu o que a muito não se fazia, um ritmo novo, a procura da batida perfeita foi encontrada, acho que é o que tem de novo! um bjim da KK

Anônimo disse...

Dri, música é minha praia, como você pode ver pela home de meu blog. Respondendo à sua pergunta: é claro que sou um sujeito profundamente beatlemarcado. Aos doze anos (lá pelo ano 64) ganhei um violão de mamãe Elvira, e tudo por causa dos quatro-cabeludos; resumo: não parei mais. Profissionalizei-me, toquei em muitas bandas e até em igrejas, rodei muito pelo país, e hoje faço disso meu hobbie, tocando em reuniõpes de blogueiros, recitais de música clássica, etc. Mas nunca deixo o bom e amigo rock-and-roll. Aforane as dos Beatles, a música estrangeira que mais me marcou foi I've been...(esqueci o resto do nome agora) chamada Foghat (tem um saite na net). Marcaram-me também Doobie Brothers, Led, Uriah Reep, and others. No bRAsil, "Detalhes" fere-me sempre que toca (belas lembranças dum amor juvenil me vem à mente). Das bandas nacionais, Os Incríveis (na 1ª formação) me deixaram babando. Finalizando: até hoje não aprendi dançar, e sabe porquê? Eu só ia a bailes e shows pra ver como se tocava essa ou aquela música. Pensava só em mim mesmo. Tinha (e tenho) um desejo ardente de aprender sempre. bjs.