sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Viagem pela Itália (Europa no Inverno)



  Começo a contar um pouco sobre minha viagem pela Itália com os seguintes disseres: A vida é muito louca mesmo... a um ano atrás, um pouco mais na verdade,  eu tinha terminado a faculdade e como sou uma chata por natureza, não consigo ficar muito tempo sem aprender algo novo, então sempre estou arrumando alguma coisa pra tirar meu sono. Como tinha terminado a faculdade pensei em estudar línguas, e pensei logo em espanhol, que sempre foi minha paixão(adoro musicas em espanhol, acho a língua romântica e sedutora), mas achei o preço no curso um absurdo, quase o preço da minha parcela da faculdade, com isso achei melhor esperar um pouco e guardar dinheiro, mas tinha que inventar outra coisa pra fazer, um tempo depois recebi um e-mail que fala de um curso de Italiano, a família da minha mãe é de descendência italiana, mais isso bem lá traz na arvore genealógica, sempre cresci ouvindo minha nona contar historias de seus nonos e minha mãe, tios e tias falando algumas palavras em dialeto italiano,  eu acabei ficando interessada no curso, o preço era bem atraente e era a oportunidade de aprender uma nova língua, tarefa que sempre achei muito difícil, porque não tem Deus que me faça entender o bendito do inglês.

Depois de muitas duvidas se o curso abriria ou não turma, iniciamos. Eu adorei as aulas, me dediquei bastante, mas comigo as coisas funcionam assim, o que os outros aprendem em uma simples explicação eu preciso de pelo menos duas horas de muita leitura e exercícios para aprender, mas como fiquei empolgada acabei terminando os exercícios da apostila muito antes do final do curso que durou mais ou menos 8 meses.

A oportunidade da viagem surgiu logo no começo curso, meu professor que é italiano organiza excursões de estudo e de passeio, duas vezes por ano para Italia e nos convidou para participar. Eu adorei a idéia, mas como sou muito desconfiada e medrosa pensei e calculei os gastos durante dois meses antes de confirmar se iria. Isso devia ser julho ou agosto... Dai pra frente minha vida virou um inferno, eu sofro muito por ansiedade, fiz varias lista do que levar, falei com algumas pessoas que já tinham viajado pra fora do Brasil, falei com pessoas que já tinha viajado pra Europa no inverno... Falei, pesquisei, entrei em pânico, perdi sono, pensei em desistir, fiz as malas 3 meses antes, calculei quantas peças de roupa levar pra 1 meses umas 300 vezes, pedi opinião pra Deus e o mundo.

E acreditem! minha mala ficou perfeita, usei praticamente tudo que levei e só precisei comprar um tênis e uma bota com o interior de pelúcia, meias que também são meio de pelúcia, um par de palmilhas térmicas e uma blusinha no estilo segunda pele, também térmica (isso depois de alguns dias de estadia, sem muito desespero,  ate porque só vi neve depois da primeira semana) me ajudaram bastante.



Segue minha lista para um mês de estadia: 
 
 Mala media - para despachar.
  • Calsinhas 14
  • Sutiãs 2
  • 1 Leggins
  • 3 calça jeans (uma das 3 fui vestindo).
  • 1 sinto.
  • 1 casaco de lã gola alta.
  • 3 blusas de manga comprida e gola alta
  • 9 camisetas (manga curta).
  • 2 jaquetas (estilo sobre tudo)
  • 1 casaco pesado (para sair à noite, mais social) - Levei na mão.
  • 2 meias-calças de fio 80
  • 4 par de meias grossos, 2 mais leves (comprei mais 3 na viagem).
  • 3 cachecol/lenço - um levei na mão (comprei mais alguns na viagem)
  • 1 par de luvas de lã - (comprei uma outra na viagem de couro)
  • 1 tênis - (fui usando).
  • 1 pantufinha
  • 1 bota  
  • 1 Havaianas
  • 1 Pijamas comprido/curto
  • 2 Duas toalhas de banho e uma de rosto.
  • Perfumes, cremes, maquiagem, shampoo, desodorante, sabonete, demaquilante, lixas de unha, Kit manicure, cotonete, algodão, pente, escova, escova e pasta de dentes + fio dental, lamina pra depilação. 
  • Kit custura (agulha, linha) ajudei muita gente com isso e me quebrou um galho pq uma das minhas calça descusturou.
  • Mini secador de cabelo. 
  • Cadeado para cada uma das aberturas da mala e da mochila.
  • Caregadores (celular, maquina fotografica...).
Peças como relógios, meias e artigos pequenos você pode colocar dentro dos tênis e sapatos para poupar espaço. Desodorante, sabonete, absorvente, xampú, condicionador, hidratante, etc. Um de cada basta, só para você ter tempo de explorar a cidade e encontrar estes produtos ou similares.


Bagagem de Mão.

Não se esqueçam que NÃO é permitido líquidos com mais de 100ml  na bagagem de mão e muito menos ferramentas e objetos cortantes. 

  • Carteira/passaporte 
  • Documentos, dinheiro, objetos de valor. 
  • Pastinha com todos os documentos para apresentar na imigração.
  • Pequeno dicionário, um livro bom e leve, bloco e caneta.
  • Uma muda roupa (no caso de estravio da mala).
  • Óculos sol e grau.
  • Câmera fotográfica, mp3 e tablet.

Como da pra ver faço o estilo mais confortável e básica e nada de “gatinha assanhada”..rs. Eu não levei nada de vestido pra noite, ate porque curto mais barzinho, mas pra quem gosta e pretende cair na balada é bom levar um vestido de tecido mais grosso ou lã e não esquecer as meias fios 80. Se bem que, da pra fazer um loock bem legal com calça, foi o que eu pensei quando fiz a mala, levei uma calça jens mais escura pra essas ocasiões.

Com ajuda da Cristina do Viagem De Moda Cristina aprendi a me vestir em camadas, então a tática pra me manter quentinha era a seguinte: toca/chapéu, colocava uma camisa, um casaquinho de manga comprida e gola alta térmico, um casaquinho de malha de gola alta um lenço ou cachecol bem enrolado no pescoço (aqui no Brasil a gnt usa pra fazer charme, lá ele serve pra aquecer mesmo e precisa estar bem enrolado em volta do pescoço pra ajudar), uma meia fio 80, meia ate no joelho (tipo jogador de futebol, mas é feminina e mais grossa e tem umas que parece pelúcias que comprei lá), calça jens (essas que uso no Brasil, não muito grossas) e um tênis (o do Brasil no funcionou muito, tive que comprar um que dentro é de pelúcia). Como só tinha duas jaquetas que levei do Brasil, uma vermelha e uma preta, eu mais ou menos que intercalava, um dia usava uma, outro dia outra e como os lugares (bar, restaurante, escola...) tem aquecimento, você é obrigado, pra não morrer de calor, tirar o casaco mais quente, então não pode esquecer de manter uma roupa apresentável por baixo, nada de pijamas...rs, eu mudava as camisas de malha e tentava sempre mudar os cachecóis.



Bom, eu nunca tinha viagem de avião, então pra mim foi muitas emoções em conjunto, primeira viagem de avião, primeira viagem internacional e primeiro 1 mês fora de casa... Eu estava uma pilha de nervos e uma semana antes fui parar no massagista e tive que tomar injeção para os nervos... 

A minha experiência com avião foi horrível, 11 horas dentro de um avião em turbulência da uma sensação de morte eminente, mas como já previa tudo isso, devido minhas inúmeras consultas antes da viagem, levei Dramim e apaguei por 4 horas, exatamente, só 4 horas das 11, nas outras tentei assistir filme, ouvir musica, pensar que não estava dentro de um avião e tantas outras coisas que me dão aflição só de lembrar... Mas todo sofrimento, angustia e ansiedade ficou pequeno diante das montanhas cheias de neve que vimos da janela do avião e pelas câmeras externas da aeronave quando nos aproximávamos de Malpeza... Uma sensação de valeu apena, sabe? Mas a viagem estava só começando, tínhamos muitas outras boas surpresas.

Dica: No avião faz muuuuito frio, mesmo saindo do Brasil em pleno verão é importante ir bem agasalhado ou levar roupa quente na bagagem de mão, só pra constar adorei as meias de lã da TAM, parece que não vale nada, mas são muito boas.



Depois de 11 horas de avião enfrentamos 8 de van, de Milão a Camerino(MC) nossa cidade destino. Viagem cansativa como da pra imaginar, mas cruzamos tantas cidades e podemos ver tantas paisagens que de nada lembram as nossas, que valeu a pena, fomos parando nos “Autogrill” que são essas lanchonetes com tudo ou quase tudo, que ficam a beira das auto estradas e podemos ter nossos primeiros contatos com as pessoas locais. Ouvi-los falar, parecia um sonho, a viagem toda na verdade pra mim pareceu um sonho bom.



 Chegamos em  Milão as 14:00 hrs (horário da Itália 05/01/2013) com 22 graus, o que parecia muito estranho porque era inverno, mas logo que pegamos a estrada e o sol foi se pondo a temperatura começou a cair e chegamos ao nosso destino com -1, já era quase meia noite, e já tinha se passado mais de 30 horas desde o nosso ponto de partida em SC (partida Navegantes 14:00 do dia 04/01/2013), e nossa primeiro ato depois de conhecer nossos aposentos, que alias, superou qualquer expectativa (nada de conforto, mas tudo muito bem organizado), foi beber claro! um vinho italiano, depois tomar um belo banho e desmaiar na cama.


Na manha seguinte me emocionei ao abrir a janela, como tínhamos chegado tarde, não podemos no dar conta da beleza da cidade que nos recebia, foi uma doce surpresa olhar bela janela. Depois descemos para andar nas ruas estreitas de Camerino que é uma cidade no estilo medieval e foi impossível não se emocionar a cada esquina, só nos primeiros dias tiramos 1.000 fotos. 



E ainda tivemos a honra de ver e participar da festa do Torrone e da "Befana" (comemorada no dia 5 para 6 de janeiro. La Befana, também chamada de Strega ou Vecchia, é personagem mítica com aspecto de velha, que leva presentes para as crianças bem-comportadas e carvão para as mal-comportadas).



Na segunda-feira dia 07.01.13 novas e boas surpresa a escola Dante Alighieri também superou nossas expectativas, uma sede impecável, profissionais maravilhosos e simpáticos.
Fizemos um teste para saber nosso nível de entendimento da língua italiana e na terça-feira já começamos as aulas que foram maravilhosas. Tínhamos aula pela manha e a tarde sempre tínhamos passeios e visitas culturais. Nos finais de semana viajávamos para as cidades turísticas. Nossos dias foram plenos de tarefas e afazeres, mas todos divertidos e bem organizados pela escola.




Cronograma Scuola Dante Alighieri

07.01.13 – Test Iniziale e Visita del Teatro, presentazione corsi e cocktail di benvenuto.


 08.01.13 – Lezioni di Italiano e Visita di Camerino e dell’Universitá.


09.01.13 - Lezioni di Italiano e Visita dele famose Grotte di Frasassi e Dell’outlet di Armani


10.01.13 - Lezioni di Italiano e lezioni di Cultura: “Le Marche, lÍtalia in una regione” com degustazione vini.



 olive ascolane


11.01.13 - Lezioni di Italiano e Visita guidata del Museo di Camerino e dela basílica di San Venanzio.


12.01.13 – Visita a San Marino e Urbino


13.01.13 – Visita di Firenze


14.01.13 – Mattina Libero e pomeriggio lezioni di Italiano.
15.01.13 - Lezioni di Italiano e Visita di Tolentino e sosta al centro commerciale


 16.01.13 - Lezioni di Italiano e Cena Internazionale 


17.01.13 - Lezioni di Italiano e Lezione di cultura “Il Tiramisú, il piu típico dei dolci italiani”.


18.01.13 - Visita fiera di San Antonio e lezioni di Italiano: Nesse dia nevou muito e não fera.

 
19.01.13 – Visita di Bologna


20.01.13 – Visita di Pisa e Siena


21.01.13 – Mattino libero - lezioni di Italiano.
22.01.13 – Gita al parco nazionale dei Monti Sibillini



23.01.13 - Lezioni di Italiano e lezioni de Letteratura italiana


 Carlo Lucarelli




24.01.13 – Visita dela città di Gubbio e Lezioni di Italiano


25.01.13 - Lezioni di Italiano e Lezione di cultura: “Breve viaggio nela Musica Italiana”.



 
26.01.13 – Visita di Assisi


27.01.13 – Gita al Carnevale di Venezia


28.01.13 – Mattino libero e Lezioni di Italiano
29.01.13 -  Lezioni di Italiano, Lezione di Lettetatura “Dante Alighieri e la Divina Commedia” e Serata karaokê.


30.01.13 – Visita organizada pelo meu grupo a Roma.


31.01.13 - Lezioni di Italiano e Consegna Attestati e Pranzo de fine Corso com la Scuola.
 01.02.13 - Partenza


Eu nunca imaginei que uma viagem assim fosse mexer tanto comigo, acho que quando estamos fechados em nosso mundinho não podemos imaginar a magnitude do mundo, um mês depois ainda consigo fechar os olhos e ver a paisagem que via da janela da sala do nosso apartamento, parece que se abrir a porta e dar alguns passos poderei chegar ao jardim cheio de neve, é como se aquela cidade me pertence e eu pertencesse a ela, adorei todos os lugares e pontos turístico que visitei, mas nenhum tocou tanto o meu coração como a tão pequena e tão encantadora Camerino.



11 comentários:

Unknown disse...

Nossa Que Tênis Lindo,por favor você poderia me informar em que loja você comprou?qual o preço?

Adri disse...

Ola Pamela, a marca dele é Victory é bem parecido com uma all star, é bastante confortavel e quentinho, comprei em uma loja que chama Deichmann Calzature em Tolentino (MC), paguei em janeiro 15,00 Euro.

Pri disse...

Olá! Que legal encontrar seu blog, também vou fazer esse curso em Camerino em janeiro de 2014, e também sou bastante ansiosa! Já estou pesquisando tudo desde agora! Vc pegou tempo bom nos passeios? Passou muito frio? Quero comprar coisas de inverno lá, tipo casacos térmicos e bota... São muito caros? Obrigada pelas dicas! Abraços! Pri

Adri disse...

Oi Pri... Em um mês que estive em Camerino, o unico dica de sol e ceu limpo que peguei foi o dia apos a nossa chegada, os demais foram de chuva e neve... o que pra mim foi otimo pq eu queria ver neve. Nos passeios pegamos chuvas, neve e algumas vezes sol... a previsão do tempo deles é bem precisa ao contrario da nossa, então se avisarem na escola que vai chover (e eles avisam) leva sempre um kit chuva junto que nao tem erro (sombrinha, capa de chuva, sacolas plásticas pra colocar por cima das meias e nao molhar o pé, uma toalhinha , pq com o frio ficar molhada é péssimo, aprendi isso depois de tomar um banho em Firenze. Com relação ao frio, eu sou de SC, e nao tive problemas, o frio deles é seco, pegamos -4 com neve em Camerino e -10 no Monti Sibillini, usei roupas daqui, comprei só uma segunda pele lá, não vi necessidade de comprar roupa de frio, uma boa jaqueta tipo sobre tudo, um casaquinho de la, uma camisa de mala comprida e gola alta e uma segunda pele, com um cachecol bem quentinho, uma calça jens e uma meia fio oitenta, e boa toca, vc passa tranquilo. O preço varia muuuito, comprei botas por 5 Euro, mas tambem vi gente pagando caro. Lá tem bastante chinês e vale a pena comprar com eles. Em Camerino tinham duas lojinhas otimas. Mas tmb tem produtos de marca que vc acaba pagando "mas barato" faça sempre a conversão da moeda pra nao fazer louras. Janeiro é epoca de saldo por la, mas pesquise preços, porque varia mto de uma loja para outra. Dizem que nas cidades turisticas é mais caro, mas nao foi isso que vi, esses lugares, me pareciam sempre mais barato do que as pequenas cidades. No que puder ajudar é só me escrever. Se não boa viajem e aproveite muuuuito. Dica os restaurantes Apogeu e Noe em Camerino são muuuuuito bons e se nevar corre por jardim que vc vai ter uma bela surpresa ;)

Anônimo disse...

Olá! Nossa, adorei encontrar seu site. Em dezembro irei passar 21 dias em Turim-Itália e estou um pouco perdida com relação ao tipo de roupas que devo levar. Estou com medo de passar muito frio, pois sou do norte do Brasil e aqui a temperatura é sempre elevada. Vc poderia me dar algumas dicas do que devo levar e tbm poderia me informar como realmente é o frio de lá? (Rsrs) Obrigada,
Marcela.

Adri disse...

oi Marcela, me passa teu email, q te mando algumas dicas de como se vestir por la. bju e obrigada ;)

maria eduarda disse...

oi vou agora em janeiro passar ferias lá, queria alguma dica do que levo n bagagem de mão,com que roupa ir,o que não pode levar. mai queria saber tambem se eles permitem perfumes,hidratantes, sabonetes, joias na mala de porão.

Adri disse...

Oi Maria Eduarda,
Na bagagem de mão o indicado é levar seus documentos, dinheiro, eletrônicos com NF (nootebook, table, maquina fotográfica), para na volta se precisar comprovar que foram comprados no país de origem, na verdade leve todos seus objetos de mais valor, lembrando que nao pode levar nada cortante ou pontiagudo (lixa de unha metálica, tesoura...), leve tambem uma troca de roupa, caso sua mala seja extraviada.

Não pode levar nada cortante pontiagudo, liquido tem um limite, mas na duvida nao leve para nao se incomodar, tem um limite tambem pra valor de dinheiro em especie, não leve comida, compre nos bares depois do raio x, na sala de embarque isso vale pra agua tmb.

Lembre-se que a viagem é longa vista roupas confortáveis, porem quentes, pois dentro do avião faz muito frio e isso não é papo, é fato. Vista um moleton grosso ou un jens confortavel, leve um lenço ou cachecol isso vai ajudar a manter a regiao do pescoço aquecida, leve um casaco grosso e confortável, isso tambem vale para os sapatos. Se voce tiver vergonha de sair de casaco em pleno verão Brasileiro, pode levar essa muda de roupa na bagagem de mão e mudar no banheiro no salão de embarque, muitas pessoas fazem isso. Lembre-se que são 11 horas de voo, as palavras chaves são conforto e se manter aquecida. Obs: evite tachinhas, cinto, sapatos muito metalicos, ou roupas muito cheia de brilho, pode ter que tirar quando passar no detetor de metal.

Na bagagem de porão pode levar ate 5 ou 3 garrafas de bebida, entao nao tem problema com perfume e outros produtos de higiene. mas é sempre bom deixar tudo bem organizado e dentro de plasticos transparentes. É bom despachar os carregadores dos produtos eletronicos na bagagem de porão. Lembre de fechar bem sua mala, e se possivel plastifica-la no aeroporto isso conserva a mala e da uma segurança maior no caso de extravio.

Espero ter ajudado, qualquer duvida, só perguntar... No mais ótimas e lindas ferias pra voce ;)


Jéssica disse...

Boa noite!
Durante pesquisas realizadas encontrei seu blog, achei muito interessante.
Estarei indo para Camerino em maio, e tem surgido algumas duvidas.
Gostaria de saber o valor gasto na viagem? Incluindo todos os gatos: passagem, curso, alimentação, viagens entre outros.
Li aqui no seu blog que você pegou o vôo para Milão, pelas pesquisas que fiz tem um aeroporto mais próximo de Camerino que fica em Ancona. Voce sabe qual a eria a forma mais fácil de chegar em Camerino!?

Os trens em Camerino possuem preços acessíveis para viajar para outros locais?

Agradeço desde já!

Abraços

Adri disse...

Boa Noite Jessica!

Gastei aproximadamente R$9.000,00, passagens, curso, alimentação, passeios fora do roteiro da escola, algumas lembrancinhas (poucas).

Os aeroportos maiores são de Milão e Roma. Todos os brasileiro que conheci passaram por um desses dois e fizeram o trajeto ate Camarino ou de trem ou van. O trajeto de trem que fiz foi um Onibus de Camerino ate Ancona, de Ancona um trem para Milao. Mas uma cidade vizinha bem proxima de Camerino Castelraimondo tambem tem uma estação de trem. Normalmente se pega um onibus de Camerino para Castelraimondo e dela pode pegar um trem para Roma por exemplo. Os preços em 2013 era ate 2 Euros onibus e trem entre 10 e 15 Euros segunda classe FrecciaBianca. (pequenas/media distancia) Sozinha trem sem duvida seria a melhor opção pra se chegar ate Castelraimondo e depois um onibus ate Camerino. Nao sei se voce vai pela mesma escola que eu fui, mas sei que Scuola Dante Alighieri normalmente busca os alunos no aeroporto de vam, o que é muito bom.

Segue o site da empresa de trem pra vc poder ter uma noção de preço.

http://www.trenitalia.com/

Seu ponto deve ser Castelraimondo-Camerino

Espero ter te ajudado. O ideal seria vc pedir informação sobre descolamento na escola, vão te explicar com mais precisão.

Boa viagem!!!
Abraço

Jéssica disse...

Muito obrigada por ter esclarecido minhas dúvidas!
Abraços